16 de abril de 2011

Contando os dias



Salmo 90, Lamentações 3, Mateus 6:25-32

“Ensina-me a contar os meus dias para que alcance coração sábio” Salmo 90:12

Hoje meditei sobre esta frase porque tenho sentido angústia no meu coração ao olhar para as favelas, para os motoqueiros que passam e quebram os retrovisores dos carros e saem impunes. Sinto angústia porque escuto nos jornais e revistas dos aumentos dos impostos, do roubo dos colarinhos brancos que nunca são pegos e roubam milhões. As obras não ficarão prontas até a copa ou até às olimpíadas. Ouço sobre terremotos lá, tráfico aqui, guerras acolá.  A bolsa fechou em baixa mais uma vez. Os impostos subiram. Minha irmã ficou doente lá longe. Minha cabeça dói. Não sei o que farei da minha vida nos próximos meses. Meu coração acelera. Meu estômago dói. Onde está a esperança?

Ao ler os textos encontrei alguma. Davi no salmo 90 fala de como Deus é eterno e como os nossos dias passam rápido. Muitos deles repletos de dias ruins. Perseguição, angústia, desespero. O mundo está ruim ele diz. O Senhor despeja a sua ira. E ainda tenho que lidar comigo mesmo que sou cheio de pecados. Quem pode sobreviver a isso? Então me ajuda a contar os meus dias! Dá-me de manhã alegria para sobreviver ao dia!

Em Lamentaçoes 3 Jeremias diz várias coisas semelhantes: Deus me abandonou, já não aguento mais tanta aflição. Lembro de tanta coisa ruim que aconteceu e está acontecendo e o meu coração desfalece. CONTUDO, lembro-me também daquilo que pode me dar esperança: do amor de Deus e de suas misericórdias! Porque se não fosse isso, eu e todo mundo já não cá estariam. Afinal, quase tudo de ruim que acontece é devido ao pecado e às más escolhas da humanidade! Portanto, seja sobre nós Senhor, a tua misericórdia e  a tua bondade!
Em Mateus 6:25-32 Jesus diz que não devemos nos preocupar com o amanhã porque já basta o tanto de coisa ruim que aconteceu ontem, no passado, e acontece hoje. Assim,  coração algum pode suportar. De fato cada um deve viver um dia de cada vez porque com fé Nele e buscando o seu reino de justiça, paz e amor, teremos o necessário para cada dia.

Como Davi eu clamo então: ensina-me a contar os meus dias! Ou seja, ensina-me a viver um dia de cada vez porque a visão do futuro me assusta quando tudo parece tão sombrio e incerto. Como Jeremias eu não quero pensar no futuro assustador nem no passado ou presente amargos, quero pensar em tudo que há de bom para conseguir prosseguir.

E como meu doce e amado Jesus me disse, quero buscar a Ele. Tão somente a Ele e os seus bons planos pra mim e pra todo mundo mais.

Ensina-me a viver um dia de cada vez. A aproveitar as oportunidades de ser boa pra alguém. De errar, reconhecer, arrepender e continuar. De chorar, de rir, de encontrar e desencontrar. De fazer nada e de fazer muito. De ser quem sou hoje e que muito provavelmente não serei amanhã. De beijar e gritar. De ficar na cama. De .... tantas e tantas possibilidades.
Um dia de cada vez. Eu tive o ontem e agora a pouco começou um novo hoje. Terminou e eu consegui sobreviver. Ele me deu esperança. Alegrou meu coração. Começou um novo hoje e é só nele que irei pensar. Ou tentar pensar.

Ensina-me Senhor, a contar os meus dias para que eu alcance um coração sábio!

Nenhum comentário: