20 de março de 2011

Capulana


     
  Recebi um email ontem de uma amiga pedindo para continuar postando sobre Moçambique. Eu disse que continuaria postando e vou, mas primeiro tenho que lutar contra a indisciplina nas postagens e depois tenho que vencer os meus sentimentos de saudade e tristeza (devido à saudade) quando penso em Moçambique. Hoje, dois meses e meio após ter saído de lá, bateu uma saudade imensa. Então, para relembrar bons momentos, resolvi atender ao pedido da Rebeca e vou falar agora sobre a capulana.
     Capulana é um tecido geralmente de algodão de um metro de largura por 1,80 metro de comprimento aproximadamente. É usada comumente em todo o continente africano, embora em cada país tenha um nome diferente. Aqui em Moçambique este pano multi-uso que passo a descrever chama-se capulana.
     O uso mais comum pelas mulheres é como saia, apenas amarrada ou enrolada na cintura, sempre trazendo algo por baixo: saia, short, calça e etc. Várias pessoas também mandam as capulanas para a "modista" ou alfaiate a fim de  costurarem conjuntos, vestidos, saias, blusas e etc. Muito comuns também são os lenços de cabeça feitos de capulana.
     Eu adoro as estampas das capulanas! Há de todos os tipos e pra todos os gostos: muito coloridas, marrons, com desenhos, temáticas (por exemplo com o retrato do papa, bandeira do partido Frelimo e etc), com listras e por aí vai. Os homens também utilizam calças e blusas feitas com capulana.
     Embora bastante utilizadas como vestuário, as capulanas não são usadas somente com este fim. São como Bombril - mil e uma utilidades. Servem pra carregar o bebê, pra fazer compras e depois enrolá-las com a capulana como trouxa, servem como esteira pra deitar no chão, como coberta no tempo de um friozinho, como toalha de mesa, cortina e etc.
     As mulheres em Moçambique são ensinadas desde novas a sempre carregarem uma capulana extra na bolsa (ou pasta como dizem por aqui) para caso de ocorrer algum imprevisto.
     Os custos variam de acordo com o tipo do tecido. Os de algodão puro são os mais caros. De modo geral, uma capulana custa entre 45 a 180 meticais (2,50 a 10 reais) cada. Em uma pesquisa de boca a boca fui informada que a maioria delas é fabricada na Índia. Uma pessoa me disse que antes da guerra havia uma fábrica em Maputo que produzia boas capulanas mas depois da guerra esta fechou e nunca mais reabriu. Fica a dúvida se já há fábricas em Moçambique e se há outros países exportadores de capulana como a Índia. Quem souber pode me informar melhor.
     Eu tenho algumas capulanas. Já fiz saias envelopes, um conjunto de saia e blusa, um conjunto de calça e blusa, utilizo como saída de praia e como capa pra cortar a cabelo do Dú! Eu tentei usar somente amarrada na cintura, mas fica prendendo as minhas pernas na hora de andar e também dá calor usar enrolada por cima de outra saia ou short! Eu usava assim só de vez em quando.
     Enfim, o que eu pude perceber é que a capulana é parte do cotidiano de todo Moçambicano e de muitos milhares de africanos. Por isso: viva as capulanas!

Vários modelos de conjuntos feitos com capulana:









O jeito mais comum de usar: capulana enrolada em volta da cintura com blusa e lenço.



Como turbante

Detalhe da renda

Capulana para carregar bebês


Como trouxa para carregar diversos itens na cabeça:


Como camisa:

Eu com capulana enrolada na cintura ...

... e com conjuntos de saia e blusa e calça e blusa:


Um comentário:

Corredores do Reino em Moçambique disse...

Oi Cláudia!

Fiquei muito, mas muito feliz mesmo com sua "volta". Tem tanta coisa que vc escreve com as quais me identifico. Também amo capulanas e as uso para os mais diversos fins. Ontem foi o Dia da Mulher Moçambicana e elas saíram lindas nas ruas, com suas capulanos e rostos pintados com musiro.

Abraços